AÇÕES PÓS DISTANCIAMENTO

Você é MEI? Microempreendedor individual?

Segundo o site do SEBRAE – O MEI nasceu para incentivar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos como vendedores, doceiros, manicures, cabeleireiros, eletricistas, entre outros, a um baixo custo. Podem aderir ao programa os negócios que faturam até R$ 81 mil por ano (ou R$ 6,7 mil por mês) e têm no máximo um funcionário.

E, trago aqui um conjunto de medidas que o governo federal anunciou para apoiar esses empreendedores (Fonte: Sebrae Notícias:

Outras Medidas que contemplam o MEI durante a crise

  • Adiamento DAS

  • Adiamento DASN

  • Aval para o crédito por meio do Fampe

  • Acesso ao crédito pelo Pronampe

  • Liberação do FGTS

Soluções do Sebrae para o MEI enfrentar a crise

  • Sebrae Acelera Digital

  • Aplicativo Sebrae, com dicas exclusivas para o MEI

  • Mercado Azul

  • Sebrae Respostas

  • Parceiro Magalu

  • Fampe

  • Conteúdos e orientações no portal

  • Cursos EAD gratuitos específico para o MEI enfrentar a crise

Confira alguns dos benefícios do MEI

  • Legalização das atividades desempenhadas

  • Contribuição de valor menor para a Previdência

  • Aposentadoria

  • Auxílio-doença

  • Auxílio-maternidade

  • Realização de empréstimos com taxa de juros reduzida

  • Facilidade na abertura de contas e obtenção de crédito

  • Emissão de notas fiscais

  • Possibilidade de contratação por outras empresas

  • Pagamento simplificado de tributos

  • Redução do número de impostos, com isenção dos federais

Além de dicas da área de gestão, finanças e mkt digital, acredito que no pós-covid ações de colaboração baseadas na compaixão – ato de se colocar no lugar do outro e se importar, serão mais comumente vistas. Assim, como o compartilhar a informação, facilitar o acesso a ela, comunicar melhor onde estou, o que eu faço e como faço!

Aproveite esse momento para organizar o outro lado do seu negócio que até pouco tempo atras faltava tempo…

Quem conhece a história do mundo, acompanha a economia, é empreendedor, empresário ou simplesmente se atualiza junto as notícias sabe que o mundo já vivenciou “n” crises – crise do risco do fim da humanidade (bombas hiroshima e nagasaki, segunda guerra mundial, entre tantos outros), crise do mercado imobiliário nos EUA, crise econômica – década de 80/90 (de manhã um produto custava x, a tarde 2x), etc etc etc. E, sobrevivemos! O Covid-19 não será o último…

Sei que em alguns desses episódios sequer era nascida, mas estudei marketing, planejamento e cenários! E assistindo um programa muito interessante da CNN Brasil (O mundo pós pandemia) onde Mário Cortella deu uma aula sobre psicologia e comportamento humano (tem o programa lá no youtube, vale muito a pena) me fez pensar em vir aqui e compartilhar meu conhecimento com você do jeito que ele explicou…

Servirá para você e/ou para sua empresa.

Faça uma pergunta sobre o seu negócio (ou sua vida) e depois redija as respostas separando em dois grupos: por causa de e apesar de

Por exemplo: Porque comercializo meus produtos no digital?

1. Comercializo meus produtos no digital apesar de ter um volume maior de impostos, apesar de exigir um pouco mais de tempo para atualizar as informações no site, ter pouco conhecimento sobre o real retorno

2. Comercializo meus produtos por causa da visibilidade, abrangência – consigo vender em mais cidades, bairros… , maior volume com menos esforço (não preciso de loja física), credibilidade da marca, é um canal que só tende a crescer…

Daí, se a lista de respostas negativas for maior do que as positivas, mude o rumo do seu voo, trace novos objetivos.

Olhar para dentro do seu negócio e tomar decisão!

O que sustenta um negócio vivo é a vontade de fazer acontecer!

Abraços e mãos a obra

😉