CONTRIBUIÇÃO DO CANVAS E ANÁLISE SWOT NO HEMOCENTRO DE LONDRINA-PR GESTÃO 2021 – Artigo

O mundo deu voltas e foi durante o Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação é que consegui redigir, aprofundar meus estudos e propor um planejamento estratégico voltado à uma Instituição Pública do segmento da área da saúde.

Na minha trajetória profissional mantive relações diretas e indiretas com esse segmento e confesso que foi uma experiencia única redigir e publicar esse artigo em parceria com meus colegas Diogo Ferreira Wegner, Prof. Augusto Cesare de Campos Soares e Prof Fabrizio Meller da Silva.

Apresento hoje o resumo desse artigo publicado na Revista Destarte, leia mais abaixo:

Diferentemente as organizações com e sem fins lucrativos cumprem com seu papel na gestão empresarial estimuladas e impulsionadas pelo ambiente em que estão inseridas a fim de alcançar maior longevidade, e a gestão estratégica o alicerce na condução das atividades administrativas. O objetivo do artigo foi apresentar os conceitos sobre modelos de negócio CANVAS – Businnes Model Generation (BMC) oriundo da Tecnologia e Inovação, análise SWOT – abreviação das palavras strenght, weakness, opportunities e threats, que traduzindo para o português significa FOFA – forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, Planejamento Estratégico e Vantagem Competitiva Sustentável (VCS). Nele, apresenta-se a organização Hemocentro como objeto de estudo, banco de sangue vinculado ao Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integrado a Hemorrede pública do Paraná – HEMEPAR no qual foi possível aplicar o modelo estratégico de negócio baseado nas ferramentas de gestão apresentadas anteriormente. A relação direta com o setor público e a referência no segmento em que atua incitaram o cumprimento do objetivo proposto.

Algumas técnicas de pesquisa foram utilizadas para a coleta de dados e conclusão da análise, foram elas: pesquisa documental, entrevista em profundidade e qualitativa junto ao o corpo diretivo. Essas respostas motivaram reflexões sobre o alinhamento entre gestão, sistema e estratégia, além de contribuir e estimular processos mais eficientes na gestão pública, em especial, a área da saúde, como o desenvolvimento, crescimento do negócio e fomento a todos os atores envolvidos no processo de formulação estratégica, compondo as limitações e estudos futuros na área. Também foi possível compreender os processos administrativos em gestão pública, sua relação com a eficiência e resultados esperados.

Palavras-chave: Canvas. Gestão Pública. Modelo de Negócio. Planejamento Estratégico.

Ficou curioso (a) sobre o que mais terá nesse artigo?

Acesse o link abaixo e independente do seu nível de conhecimento com essa área, baixo, médio ou elevado, leia e me conte, compartilhe comigo sua experiência, vamos trocar conhecimento!

Boa leitura 😉

Link artigo completo: https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/destarte/article/view/1317